Táticas de Dupla

Táticas de Dupla

Neste post falaremos de algumas dicas básicas que são de extrema importância na hora do jogo de dupla.

Primeiramente devemos saber que na dupla, o jogo de tênis muda completamente, os pontos são mais curtos, a quadra é maior gerando mais possibilidades de angulações e, portanto, a parte tática é de EXTREMA importância e pode interferir diretamente no resultado da partida, por mais que exista uma diferença técnica entre os adversários.

Pra começo de conversa, o jogo de duplas se ganha na rede. Ponto. É simples, com dois jogadores de cada lado, se você e seu parceiro conseguirem dominar a rede, vocês juntos conseguem fechar praticamente 100% da quadra deixando seu adversário pressionado e sem opção.
Se você é aquele jogador que não se sente muito bem perto da rede e não possui muita confiança no voleio, saiba que se você trabalhar o ponto da forma correta, os voleios que você precisará fazer serão fáceis. Se está recebendo uma bola no pé, ou longe de você, te obrigando a fazer um voleio difícil e que requer habilidade, saiba que em algum momento você falhou, ou no posicionamento ou no aproach, portanto a culpa não é do voleio. Então a primeira coisa a se fazer é perder esse medo de ir para frente, de pressionar o adversário, de fechar os ângulos e dominar o ponto na rede.

Então vamos as dicas:

  • Saque: Abuse dos saques fechados. Obviamente varie sempre que possível para evitar que seu oponente comece a "adivinhar" onde vai sacar, porém o saque no meio não dá ângulo para o devolvedor abrir a quadra, ou te deslocar para fora logo na devolução.
    Jogue muito com o primeiro saque, é a velha dica de sempre, porém nas duplas, como os pontos são mais curtos do que na simples, basicamente ganha o ponto a primeira dupla que acertar uma bola pesada que pressione o adversário, e se você tem o saque na mão, ele pode ser essa oportunidade. Jogar com o segundo serviço dará a oportunidade do devolvedor atacar a devolução. Aconselho ler a matéria que fizemos que possui ótimas dicas para melhorar o saque este fundamento e te ajudará muito para jogar duplas.

  • Devolução: Saiba que o jogo de duplas é normal ocorrer mais erros não forçados, isso ocorre pois como do outro lado da quadra existe 2 oponentes, você acaba tendo que forçar mais as bolas para ser eficiente, caso contrário seus adversários estarão sempre bem posicionados e quilibrados para rebater sua bola. Portanto evite ficar muito ao fundo para devolver, quanto mais longe você estiver, mais tempo sua devolução levará para chegar do outro lado, permitindo assim que o jogador de rede cruze, ou que o sacador faça um saque-voleio. Tente cortar o tempo, se permita arriscar um pouco mais, experimente devolver 1 ou 2 passos mais pra dentro do que de costume. O segredo da devolução é o golpe ser muito firme e curto, pois como você está rebatendo um saque, não é necessário gerar força, use o peso da bola que está vindo.
    Na devolução de segundo saque, aproveite para tentar dominar o ponto, e uma saída muito utilizada é rebatê-la forte sobre o jogador que está na rede, pois ele terá pouquíssimo tempo de reação. Não se preocupe com o fato de estar dando boladas, isso é comum nas duplas e qualquer tenista que se preze sabe que é questão de tática e não irá ficar bravo (mas vale aquele pedido de desculpas após a jogada apenas para manter o cavalheirismo).

  • Troca de bola: Evite ao máximo ficar cruzando bolas do fundo de quadra, a cada bola que você bate, é uma oportunidade que você está dando para o jogador de rede do outro lado cruzar e matar o ponto. Quando estiver nesta situação, tente aprofundar ao máximo e ganhe espaço aos poucos, tente ir ganhando terreno a cada batida (lembre-se que o jogo de duplas se ganha na rede) e na PRIMEIRA oportunidade que tiver, suba a rede. NA PRIMEIRA! Caso seus adversários façam isso antes que você, tente direcionar a bola nos pés dos jogadores na rede. Quando você joga uma bola no pé, está obrigando seu oponente a volear para cima, e isso te dará tempo e angulo para matar o ponto na bola seguinte. Além disso, sempre bom jogar no meio dos dois jogadores pois gera o famoso "deixa que eu deixo" e acaba incomodando bastante.

  • Aproach: Dando sequência no item anterior, o aproach é a bola que antecede sua subida a rede. Nesta bola, a dica de não dar ângulo ao oponente deve ser seguida à risca. Tente fazer um aproach fundo e no meio, pois seu adversário não terá abertura nenhuma para passar você e seu parceiro. Se você tentar subir com uma cruzadinha ou uma bola angulada qualquer, seu oponente terá a opção de te passar por fora da quadra, te dar outra angulada ou até mesmo lhe dar uma bola no corpo lhe obrigando a fazer um voleio com mudança de direção.

  • Comunicação: Você já percebeu que no jogo de dupla profissional os jogadores se falam e combinam as jogadas antes de todos os pontos? Se eles que são profissionais precisam dessa comunicação, por que não fazer também?! Mas afinal, o que eles falam?
    Obviamente não temos como prever todo o ponto pois do outro lado da quadra tem dois adversários que não sabemos o que vão fazer. Então, aquela conversa é basicamente uma previsão das primeiras bolas. O sacador fala onde vai direcionar os dois serviços, e se fará um saque e voleio e o jogador de rede comunica como será seu posicionamento. Quem está na rede pode ficar parado, cruzar na primeira bola (cruzar é quando ele inverte o lado da quadra que está tentando interceptar a bola do oponente) ou cruzar na segunda.

  • Variações táticas: Essa é uma das partes mais importantes, se não a mais. A variação tática na dupla. Se você e seu parceiro fizerem jogadas diferentes constantemente irão pegar a dupla adversária de surpresa, estarão sempre com o voleio "na mão" para matar o ponto. Pense, no jogo de dupla o jogador que está na rede vê sempre a bola passar ao seu lado e no momento em que ele consegue interceptá-la, basicamente o ponto está ganho. Então quanto mais jogadas fizer, se posicionar de formas diferentes na quadra, se movimentar, fingir que vai cruzar a rede e voltar, mais estará dificultando a vida da dupla adversária e eles ficarão sem saber onde jogar, e pode apostar, muitas vezes eles irão acabar jogando a bolinha na mão do jogador que está na rede. Segue um exemplo do que deve ser feito:
    Quando estiverem sacando, combine com o seu parceiro que estiver na rede de se movimentar bastante. Ex: No primeiro ponto ele cruza na segunda bola. No segundo ele fica parado, no terceiro ele cruza na primeira. Veja que em 3 pontos o jogador da rede se movimentou de forma diferente, e isso mexe muito com a cabeça do devolvedor pois ele fica sem saber quando sua devolução será interceptada, quando te atacar na paralela e assim por diante. Se você não fizer jogada nenhuma com seu parceiro e apenas manter o posicionamento inicial de cada ponto, o devolvedor ficará confortável sabendo que o jogador de rede estará parado, dando assim oportunidade para ele trabalhar o ponto de forma planejada.
    Já na hora da devolução, demonstre ao oponente da rede que você arrisca algumas bolas na paralela também, isso fará com que ele pense duas vezes antes de tentar cruzar a quadra para interceptar sua devolução. Mesmo que você jogue na paralela e ele fique parado e mate o ponto, pelo menos você mostrou que está atento e não irá devolver apenas "onde ele não está". Você pode ler mais nesse post que fala sobre como montar uma boa tática

Seguindo esses passos com certeza estará dando passos largos para melhorar muito seu jogo de dupla. Vale lembrar que essas dicas não são regras e sempre se adapte ao jogo de seu adversário. Se ele tiver algum golpe extremamente inferior, obviamente você deve explorá-lo mesmo que para isso esteja fugindo de algumas dicas citadas aqui. Não tenha medo de colocar em prática, de perder pontos, de dar e de tomar algumas boladas. Boa sorte!