Saque e voleio, o quê é?

Saque e voleio, o quê é?

Neste post falaremos um pouco dessa combinação tão clássica, que infelizmente vem caindo em desuso no tênis de alto nível atual, mas que ainda assim é uma jogada que pode ( e deve ) ser muito bem explorada e utilizada.

Primeiramente, o quê é o "saque e voleio"? Será que ele é simplesmente esses dois golpes em sequência?
Ao contrário do que muitos pensam, o saque e voleio engloba muito mais fatores a serem analisados, não é simplesmente sacar e sair correndo em direção a rede em busca de acabar logo com o ponto. Por isso vamos por partes.

Força do saque

Um ponto crucial é entender que aquele seu saque mais potente nem sempre pode ser o mais eficiente.

Mas por quê?

Pense que quando você saca e vai em direção a rede, você terá um menor tempo de reação para rebater a bola, pois quanto mais próximo da rede estiver, mais rápido a bola chega em você. Com isso um saque potente pode ter mais efeitos negativos do que positivos.

Vamos usar um exemplo exagerado para facilitar a compreensão: Digamos que você deu um saque a 230km/h e subiu a rede. Esse saque rápido chegará em centésimos de segundos do outro lado da quadra e, se o seu oponente devolver, ele voltará ao seu lado em mais alguns centésimos de segundos.

Conclusão, você teria um poquíssimo tempo para estar preparado para o voleio, caso contrário a bola vai voltar e você não estará equilibrado ou posicionado corretamente para realizar um voleio eficiente.

Agora visualize um segundo exemplo em que você dê um saque de 120km/h. Essa bola levará quase o dobro do tempo pra chegar do outro lado e assim por diante, logo, você teria muito mais tempo nessa ida em direção à rede, permitindo assim que você se posicione melhor para volear.

Um golpe de cada vez

Outro grande problema decorrente dessa jogada é o jogador ficar ansioso para realizar a combinação e muitas vezes acaba alterando a técnica do saque para poder ir mais rápido para a rede. UM GOLPE DE CADA VEZ. Concentre-se para o saque e faça cada movimento em seu devido momento. Vai lá, quica a bolinha no chão, visualize sua jogada e vai, mas vai com calma, tênis não é desespero.

Movimentação

A forma como você se movimenta para a rede é de suma importância, pois é necessário que seu corpo esteja equilibrado e bem controlado na hora de volear. "Ahh mas como fazer isso se eu tenho que correr pra frente?". Corra, mas corra com consciência!

Após o saque os primeiros dois ou três passos podem ser grandes (por favor não fiquem presos à contar passos, vocês vão perceber que é natural), afinal você também precisa se deslocar.

Em seguida assuma que a bola já chegou no seu opontente e ele está rebatendo seu saque, nessa hora você precisa de calma, faça o split step , descrito no nosso post sobre termos técnicos utilizados no tênis e dê passos menores em direção a bola, conhecidos como passos de ajuste, pois assim seu corpo estará mais equilibrado e controlado (tente carregar um copo cheio de água com passos enormes ou com passos pequenos, qual você possui mais controle? O pequeno! Essa é a ideia do passo de ajuste, o corpo equilibrado!).

Esta movimentação é a parte mais difícil do saque e voleio em minha opinião, por isso treine bastante e sinta essa situação na prática.

Quando utilizar

No início dessa matéria disse que esta jogada vem caindo em desuso muito pelo fato de a velocidade do jogo de tênis atual estar aumentando cada vez mais. Saques a 250km/h, direitas a 180km/h e devoluções espetaculares. Os jogadores estão rebatendo tão bem, que o sacador têm mais dificuldade para realizar essa jogada com eficiência, e por isso ela é usada atualmente mais como uma "alternativa", e não como um estilo de jogo. E quando é a hora de utilizar essa jogada?

Primeiramente analise o estilo de jogo do seu adversário, a forma que ele devolve seus diferentes tipos de saque, seu ponto fraco e como ele reage nos momentos de pressão. Utiliza essas informações para montar o cenário ideal para seu saque e voleio. Aqui vão alguns dos exemplos mais comuns:

  1. Muitos jogadores em momentos de pressão, devolvem o saque com um slice, para evitar erro de devolução e assim jogar a pressão para o outro lado da quadra, afinal é como se ele estivesse dizendo "A devolução já não errei, vamos lá, sua vez de errar". Isso é um ótimo momento para sacar e volear, pois um slice é uma bola bem lenta, que lhe dá muito tempo para chegar até a rede após o saque e dificilmente você levará uma passada de slice!
  2. Outra alternativa muito usada para momentos de pressão é o jogador devolver o saque com um "balão" ou um top spin mais lento e alto, para evitar erros de devolução. Esse é mais um momento em que se encaixa perfeitamente um saque e voleio, pois a bola não virá muita rapida e ainda por cima estará alta, o que facilita e muito seu voleio após o saque.
  3. Ou então o devolvedor tem um ponto muito fraco (muitas vezes o backhand) para devolver o saque. Explore esse seu lado, sacar e volear é sempre uma pressão a mais para seu oponente, pois é uma jogada agressiva que o encurrala. Se ele estiver sempre na defensiva, o saque e voleio servirá como um xeque-mate perfeito!

Podemos perceber que o saque e voleio é um pouco mais que somente a junção desses dois golpes ne?! Mas lembre-se, como todo final de matéria, treine bastante, repita esta jogada, utilize em situações reais (treinar no paredão ou na aula não basta, você só irá melhorar se passar a utilizar mais em todas as situações, tanto em treino quanto no jogo) e sinta a magia de estar exercendo um tênis clássico, técnico que muito apreciado por quem está assistindo!