9 motivos para NÃO ser um tenista

9 motivos para NÃO ser um tenista

Pleno século XXI, um jovem nasce e possui diversas opções de carreira, são muitos caminhos que podemos seguir, e é por isso que neste post falaremos sobre os nove motivos pelo qual jamais devemos escolher ser um tenista hoje em dia.

1 - Tenistas amadurecem muito rápido:
Um jogador de tênis começa viajar logo cedo, e muito provavelmente aos 12...13 anos já estará realizando suas primeiras viagens sem os pais ou responsáveis, e sim acompanhado de sua equipe e seu treinador.

2 - Tenistas sabem lidar muito bem com a pressão:
O tenista desde cedo enfrenta situações de pressão e têm que aprender a enfrenta-la sozinho. No jogo de tênis o atleta não pode nem se comunicar com seu treinador ou com pessoas do lado de fora, então toda e qualquer situação que ocorra dentro de quadra, ele aprende a resolver, e isso vale desde as categorias de base, com atletas de 8...9 anos.

3 - Tênis é um dos esportes mais complexos e se você o praticar em alto nível será um atleta completo:
Não é de hoje que muitos chamam o tênis de um "jogo de xadrez com bolinhas", isso por quê é um esporte muito com muitas opções e, além de saber como montar uma boa tática, deve tomar decisões extremamente complexas em milésimos de segundos, isso tudo levando em consideração fatores externos a ele, como o vento, o tipo de quadra, a altitude e a reação do adversário. Além disso, de alguns anos para cá o tênis vem cada vez mais exigindo uma preparação física extremamente apurada, pois os jogos estão cada vez mais velozes (com saques acima de 230km/h) e jogos longos que duram mais que maratonas (alguns jogos de Grand Slam têm ultrapassado 5h de partida). Então saiba que um tenista tem todas essas qualidades.

4 - Tenistas aprendem a lidar com dinheiro e organizar suas finanças prematuramente:
Da mesma forma que um atleta de tênis começa a viajar muito cedo, com certeza ele já passou por situações que o obrigaram a se virar com uma certa quantia de dinheiro num determinado período de tempo, e ainda por cima num lugar longe de casa. Então ao conversar com um tenista, saiba que ele tem muita noção de manipular suas finanças e dar valor para cada centavo que possui. Um tenista sabe como escolher raquetes usadas Além disso, contratos e patrocínios exigem que eles manipulem documentos e respeitem regras e condições desde crianças.

5 - Tênis é um dos esportes que mais dão dinheiro atualmente:
Para quem acha que os jogadores de futebol são ricos, saibam que Roger Federer possui mais dinheiro que qualquer atleta no mundo, isso mesmo, ele é mais rico que Cristiano Ronaldo, Neymar e companhia. Rafael Nadal possui um patrocínio da Richard Mille que o "obriga" a jogar com um relógio de mísero R$2.450.000,00 (Dois Milhões Quatrocentos e Cinquenta Mil Reais). Ser campeão de um torneio nível Grand Slam atualmente, rende ao vencedor algo em torno de 10 milhões de reais em premiação, isso sem dizer que a maioria da renda de um tenista vem de patrocínios. Alexander Zverev por exemplo, a mais nova realidade do tênis atual, possui 21 anos e já arrecadou mais de 35 milhões de reais em premiação ao longo de sua curta carreira.

6 - Tênis forma atletas educados e que respeitam seu adversário:
Independentemente de qualquer acontecimento dentro de quadra, todo tenista ao final da partida se dirige até a rede e cordialmente parabeniza seu oponente pela partida. Portanto um jogador de tênis sabe reconhecer suas derrotas e a utilizam como combustível para melhorar cada vez mais. Tenistas são conhecidos como os atletas mais educados entre as celebridades e além de tudo são exemplos de caráter fora de quadra. São extremamente raros os que se envolvem em polêmicas ou escândalos.

7 - Tenistas são poliglotas:
A maioria absoluta dos jogadores de tênis falam ao menos 2 línguas, isso por que precisam se virar em diversos países muitas vezes sozinhos, então acabam aprendendo na marra. Os principais jogadores do circuito ainda chegam a falar 3...4 idiomas. Roger Federer fala fluentemente inglês, alemão, francês e o dialeto alemão falado na Suíça.

8 - Tenistas dão extremo valor à família:
A cansativa rotina do circuito profissional, faz um jogador de tênis ser acima de tudo, uma pessoa familiar, isso por quê são raros os momentos de descanso em sua cidade natal e ainda mais raro longos períodos de férias. Então cada segundo com seus familiares é geralmente aproveitado da forma mais intensa possível.

9 - O Tênis faz com que você seja uma pessoa proativa:
Para ser tenista, você precisará aprender a se motivar sozinho e entender que o seu sucesso depende única e exclusivamente de você (claro que algumas dicas ajudam, então segue um empurrãozinho nesse post com dicas para melhorar o saque. É o seu rendimento que definirá seu futuro, sua disciplina, sua garra e determinação. Em uma partida, você não terá um monte de companheiros para te levantar, te colocar para cima ou jogar por você caso esteja num dia ruim.

Esses são os 9 péssimos motivos que devem fazer você repensar sua vontade de virar tenista, ou de continuar sendo (espero que todos entendam a ironia do post). Já fez sua escolha?