Como montar uma boa tática

Como montar uma boa tática

Nesta matéria vou listar o que você deve analisar para montar uma boa tática para seu jogo.

Não é de hoje que muitos vêem o tênis como um jogo que exige muito a parte mental e intelectual, e não é por menos, já que a tática num jogo de tênis é de extrema importância, e por isso o jogador deve desenvolver a habilidade de analisar a situação com muita lucidez. E essa capacidade de análise é como qualquer fundamento, pode ser treinada.
Hoje vamos falar sobre o que você pode analisar, como analisar e o que fazer com essas informações coletadas.

O que analisar para montar sua tática?

Primeiramente veja se já conhece seu adversário, quais seus pontos fracos, pontos fortes e qual sua zona de conforto no jogo. Caso não o conheça, use o aquecimento pra descobrir boa parte desses pontos, procure jogar bola em todos os lados, slice, alta, com muito efeito, sem efeito, mais longe, e analise sua reação a cada tipo de bola, seu jogo de pernas. Tente ver se há algo que o está incomodando (vento, sol, barulho externo), pois um jogador atento irá usufruir de cada um desses pontos fracos pra derrotá-lo. Isso se consegue com treinamento, e procurando fazer isso sempre, logo estará analisando com facilidade um jogo de tênis.

Algumas informações você só consegue descobrir durante o jogo. Ex: como ele reage em momentos de pressão (se reparar bem, vai perceber que MUITOS jogadores sempre fazem a MESMA JOGADA em situações semelhantes do jogo)? Como é o controle mental dele? Veja se ele se irrita com coisas irrelevantes e busque explorar a ferida.

Lembre-se que existem diversos tipos de situações que podem ser testadas. Analisando a esquerda do seu adversário, por exemplo, veja como se sai com bolas altas, bolas curtas, bola sem peso, com slices, atacando, defendendo, contra-atacando, etc. Perceba que apenas analisando o backhand, é possível extrair pelo menos 7 informações diferentes, se em uma delas ele demonstrar fraqueza, explore-a ao máximo que conseguir, principalmente nos momentos de pressão, pois o ponto fraco tende a sucumbir na hora “H”.

Bom, passada a etapa de coleta de informações, busque sempre jogar seu adversário na zona de desconforto dele, mas lembre-se de continuar variando, pois "martelar" sempre o mesmo golpe, pode fazer com que o oponente pegue ritmo e ganhe confiança naquela bola.

Citarei alguns exemplos de estilos do jogo e táticas básicas para incomodar o adversário:

O que fazer quando:

- seu oponente gosta de fugir da esquerda para bater de direita.

Muitos tentam mirar bem no canto esquerdo do adversário para que ele não consiga fugir, porém, isso irá aumentar o risco da sua bola. Para fazê-lo bater de esquerda, tente fazer combinações de 2 ou 3 bolas, jogue-o para o lado direito antes, para depois jogar na esquerda, com certeza ele não conseguirá fugir a tempo.

- seu adversário saca e voleia ou gosta de subir a rede.

Tente se mover um pouco mais para dentro da quadra, pois se você estiver muito no fundo, sua bola irá demorar muito para chegar até a rede, dê uns 2 passos para frente e sua bola chegará mais rapidamente, o que diminuirá o tempo de reação necessário para seu oponente conseguir volear. Outra dica muito importante é nunca se afobar, não tente realizar uma “passada” logo que seu adversário subir à rede, a maioria das passadas são realizadas em combinações de 2 ou 3 bolas, isto é, deixe ele volear a primeira bola e aí sim busque ser mais agressivo.

- seu adversário bate muito forte.

Bater forte sempre é mais fácil quando a outra bola também vem forte, pois se usa o “peso” dela para gerar potência. Compare com uma bola de futebol. Quando seu chute vai com mais potência? Quando a bola está parada e você chuta? Ou quando ela vem rolando em sua direção e você chuta? Claramente quando ela vem rolando em sua direção, portanto, quando estiver jogando com um adversário que pega firme na bola sempre, busque tirar a potência, use slices, alterne entre bolas fundas e bolas curtas, ou seja, não dê ritmo para o seu oponente e JAMAIS tente competir com ele pra ver quem bate mais forte, pois você irá perder (tendo em vista que este é o estilo de jogo confortável para seu adversário).

Esses são só alguns exemplos do que podemos enfrentar numa partida, mas se mantenha atento, não existe tática perfeita, não existe estabilidade dentro de uma partida. Seu adversário pode se readaptar, mudar seu estilo de jogo, e esteja preparado para perceber esta mudança e se necessário atualize sua tática para continuar atacando seu ponto fraco. Use sua inteligência.