Tipos de quadras e suas diferenças

Tipos de quadras e suas diferenças

No tênis existem basicamente 3 tipos de quadra: lisonda (chamada de quadra rápida), saibro e grama. Porém, a partir delas existem algumas ramificações, como o hard-thru, muito usada nos Estados Unidos e que se assemelha muito com o saibro, basicamente só mudando a cor.

Elas possuem algumas diferenças muito significativas na hora do jogo.

Lisonda

Oficialmente conhecida como quadra rápida (Lisonda na verdade é o nome de uma empresa que constrói esse tipo de quadra aqui no Brasil), a quadra é constituída por uma espécie de “concreto”. Como o nome já diz, possui um jogo mais rápido, o quique da bola é mais veloz, o que acelera os pontos. Exige mais reflexo e um maior controle de bola para conseguir jogar bem nesse piso, pois as bolas vem rapidamente em sua direção. Esse tipo de piso gasta mais as bolinhas, já que elas perdem seu feltro rapidamente, ficando careca em algumas horas de jogo.

Muitas pessoas não gostam de jogar na quadra rápida pois força mais o joelho, porém é uma quadra mais regular e a bola dificilmente desvia em imperfeições da quadra.

Dica: Procure jogar com bolinhas mais lentas nesse tipo de quadra. Ajudará muito na troca de bolas.

Saibro

É o tipo preferido da maioria dos tenistas, é a quadra da “areia vermelha”. Nela o jogo é mais lento, permitindo mais trocas de bolas pois a bola perde bastante velocidade no seu quique.

É menos prejudicial às articulações pois o jogador pode deslizar para frear a inercia de seu corpo, evitando trancos no joelho.

As bolinhas duram mais nesse tipo de piso pois o saibro agride menos a superfície da bola. As quadras de saibro são regularmente molhadas para evitar que ela fique escorregadia demais e que levante muita poeira na hora do jogo.

Nos EUA, é muito usado o hard-thru, que se assemelha muito com o saibro, porém é cinza. Basicamente só muda a cor.

Existem também o saibro sintético, que é uma mistura de grama artificial com uma areia ( fazendo as vezes da borracha num campo de society ) que é bastante utilizado em alguns países da Europa, como Portugal. Apesar de ser incomum, essa superfície é aceita pelos padróes da ITF e pode sediar torneios desta instituição.

Grama

É a quadra mais difícil de jogar. A grama além de não oferecer muita aderência aos tenistas (quedas e escorregadas são frequentes) acelera muito o jogo.

Sempre comparo o piso de grama com chutar uma bola de futebol no campo molhado, a bola corre demais na hora do quique, o que dificulta bastante.

É por isso que muitas vezes jogadores que sobem a rede constantemente se dão bem na grama. Porém, o prazer de se estar jogando numa quadra de grama muitas vezes fala mais alto, aquele glamour, um ambiente mais fresco (visto que a grama absorve bem o calor) e o fato de não forçar as articulações.

Existem também quadras de carpete sintético, mas que é bem parecida com a grama.

Dica: se for jogar na grama busque comprar bolinhas bem lentas e feitas para este piso, pois uma bola comum certamente não cairá bem.