Como vencer alguém tecnicamente melhor que eu?

Como vencer alguém tecnicamente melhor que eu?

Tenho uma ótima notícia pra vocês: Sim! É possível ganhar de alguém melhor tecnicamente que você. Hoje vou explicar como.

Para vencer alguém melhor tecnicamente, você precisará de algumas qualidades: Disciplina tática, paciência e confiança. Só ( ou seria "Tudo isso?")!

O primeiro passo é confiar

É algo muito banal, mas se você entrar na quadra sem acreditar que realmente pode ganhar, é melhor dar meia volta e retornar para casa.
Quando você não acredita que pode vencer, no primeiro game que você perde já vem aquela sensação de “É, não vai ter como ganhar mesmo” e você desaba.
Agora, quando você CONFIA, mesmo perdendo o jogo, jamais desiste, e sempre acha que pode virar.
Acredite ou não, isso incomoda MUITO o adversário, e é incomodando o adversário que você dá o primeiro passo para vencê-lo. Já enfrentou aquele cara pior que você mas que luta até o fim? Não é incômodo? Vem aquele pensamento de “ Pô, mas essa cara não vai desistir não?”. Bom: SEJA ESSE CARA! Mostre para o seu oponente que para ganhar de você, ele vai ter que jogar o melhor dele até o final do jogo, e aí é que está a mágica, NINGUÉM CONSEGUE MANTER SEU JOGO 100% DURANTE TODA A PARTIDA.
É nessa hora que você irá pegá-lo e para isso entra a próxima dica.

Seja paciente

Se seu adversário é melhor, é provável que você fique atrás do placar grande parte do jogo, é provável que ele de te dê winners, drop shots (curtinhas), aces e todo tipo de pontos bonitos.
Cabe agora aguentar tudo isso de cabeça erguida e seguir em busca do seu objetivo: espere o momento dele baixar o nível de seu jogo para surpreendê-lo. A partir do instante que perceber que ele baixou o nível (começou a errar bolas fáceis, está sendo displicente pois acha que o jogo está ganho) concentre toda sua atenção nos pontos, aproveite o momento e vibre a cada ponto.
Nessa parte entra o aspecto emocional, seu adversário com certeza vai ficar frustrado de ver um jogador “pior” que ele, fazendo games em sequência, empatando ou até virando o jogo.
Pronto! Agora você precisa administrar e saber “brincar com a cabeça de seu adversário”. Nessa hora do jogo, seu oponente não estará mais confortável, passará a errar mais bolas, ficará mais tenso, tudo isso porque ele não achou que podia perder para você, e agora está diante de um jogo disputado. Use tudo isso ao seu favor.
Mas tenha cuidado, não significa que o jogo irá ser fácil a partir desta hora, e nem significa que seu adversário não conseguirá se recuperar e voltar a jogar seu melhor. Caso ele se recupere, mantenha a cabeça e volte a buscar um novo momento de desatenção, repetindo esse ciclo.

Tenha disciplina tática

A terceira dica só entra depois que você adquirir o dom de ser paciente, mas ela deve ser usada desde o início. Monte uma tática eficiente contra o estilo de jogo do seu adversário (tem outra matéria explicando como fazer isso) e siga-a. Muitos jogadores tendem a mudar de tática assim que perdem 1 ou 2 games seguidos, pois acham que ela não está funcionando. Por isso lembre-se: jamais haverá uma tática perfeita em que você não perderá pontos usando-a, logo, perder games é normal, não significa que o que está fazendo é errado.
Uma tática bem montada pode anular qualquer tipo de jogo e surpreender seu adversário, por isso será crucial para vencer seu oponente, juntamente com sua confiança e sua paciência para esperar seu momento de tomar a frente do jogo. Com certeza aumentará, e muito, suas chances de derrotar um oponente melhor tecnicamente, pois a pressão de vencer (se ele é melhor a obrigação de vencer é dele) só crescerá a cada momento que você mostra para ele que pode ganhar.

Seguindo esse tutorial, você estará muito mais apto a derrotar alguém melhor. Não significa que vai terminar de ler essa matéria, desafiar aquele seu algoz e já vencê-lo. Como tudo no tênis, é necessário treinar. Talvez suas qualidades não estejam tão lapidadas como pensa. Sempre dá para ser mais confiante, mais paciente e mais disciplinado. Esse é o caminho.