Pressão das cordas: Quantas libras devo colocar?

Pressão das cordas: Quantas libras devo colocar?

Hoje o assunto será a pressão das cordas e quais mudanças ela causa no seu jogo.

A libragem baixa (< 50 libras) basicamente provoca um efeito elástico na sua corda, aumentando a potência do golpe, porém, o tenista possuirá um menor controle das batidas.

Já a libragem alta (> 55 libras) o atleta perde em potência mas ganha em controle, pois existe uma menor deformação das cordas na hora em que a bolinha encosta na raquete.

Mas qual pressão é melhor, mais alta ou mais baixa? Em anos de circuito profissional, não vi unanimidade em nenhuma resposta, pois isso será algo que vai variar com alguns fatores que citarei agora:

Estilo de jogo e porte físico do jogador

Um jogador considerado “devolvedor”, tende a usar uma pressão menor, pois ele ficará apenas rebatendo a bola de seu adversário sem precisar fazer muita força (por causa da pressão baixa das cordas) com o intuito de cansar seu oponente enquanto ele devolve todas tranquilamente.

Já um jogador com grande força física, geralmente usa pressão maior, pois ele já tem força o suficiente para rebater a bola forte e não precisa da ajuda das cordas para aumentar ainda mais a potência.

Raquetes

Alguns tipos de raquete se adaptam melhor a algumas libragens. Raquetes que já são conhecidas por ter muita potência (Babolat em geral) não precisam de uma pressão muito baixa, se não o jogador terá muito pouco controle.

Já raquetes mais duras (Head Prestige) se combinadas com libragem alta, exigirá muito do braço do jogador, o que pode desencadear lesões, o ideal seria uma libragem um pouco mais baixa (entre 48 e 55).

Gostaria de reforçar que isto não é regra, existem jogadores que jogam com Babolat com 40 libras na corda.

Clima e altitude

Sim, isto faz MUITA diferença. Faz tanta diferença que os jogadores profissionais andam sempre com várias raquetes com libragens diferentes para analisar qual se adapta melhor ao clima atual daquele torneio. No nível do mar, o clima mais úmido tende a deixar a bola mais lenta e combinado com a altitude de nível do mar, resulta num jogo muito mais lento. Nessas ocasiões, certamente o melhor a se fazer é jogar com uma pressão menor (45 a 53), para conseguir gerar a devida potência na bola, caso contrário, você terá que fazer muita força para fazê-la passar da rede. Agora se você está jogando num local com altitude mais elevada (locais de serra por exemplo), a bola flutua mais facilmente e você perde muito controle. O ideal nesse caso é aumentar a libragem ( entre 55 e 60 ) para voltar a ter o controle ideal.

Tipo de bola

As bolas da linha Championship de qualquer marca, tendem a ser mais duras e quicar mais, o que resulta em menos controle.

Com isso uma pressão maior é melhor para garantir o controle, porém, tome cuidado com esses casos, combinar uma pressão alta com uma bola mais dura, pode resultar em uma combinação desconfortável, então o aconselhável é aumentar bem pouco a sua libragem padrão ( + 2 ou 3 libras).

Já bolas mais lentas ( Heat ATP, Babolat Roland Garros, Wilson Us Open, Tretorn Control) são mais fáceis de controlar e mais confortáveis, por isso, diminuir a pressão das cordas para aumentar a potência pode ser uma boa ajuda pra elevar o nível do seu jogo.

Bom, já viu que a pressão das cordas é um assunto bem importante né?! Mas lembre-se que essas dicas não são regras, o ideal é você segui-las e ver se consegue adaptar bem ao seu jogo, se não se sentir confortável, nada impede de testar novas libragens, mas sempre sem exageros, nada de muito frouxa (menor que 40) nem muito tensa (maior que 60).