Regras do Tênis

Regras do Tênis

Hoje vamos falar um pouco das regras do tênis, sistema de pontuação, rankings e dúvidas comuns que até jogadores de certa experiência possuem no tênis.

Pontuação

A partida de tênis é composta por sets, games e pontos. Usualmente as partidas são jogadas em melhor de 3 sets, isto é, quem fizer 2 sets primeiro vence o jogo.

Cada set é composto de 6 games, se ficar 5 a 5, vai à 7 e se empatar em 6 a 6, para não estender demais a duração de um set, é jogado um “tiebrake”, quem vencer o tiebrake vence o set em 7x6.

Agora como conquistamos os games? O game é aquele que todo mundo pergunta “ah mas por quê de 15 vai pra 30 e de 30 vai pra 40?”. Existem algumas explicações para isso mas deixamos para outro post, vamos seguir com as regras. Vou explicar simulando uma partida que ficará mais fácil de entender.

Quando se inicia o jogo, o árbitro faz um sorteio (normalmente cara ou coroa) e quem vence tem duas opções: ou escolhe se vai sacar ou receber, ou escolhe o lado da quadra que quer começar o jogo. Suponhamos que o jogador X escolheu sacar, então o Y pode escolher o lado da quadra.

O jogados X vai sacar o primeiro game inteiro, até acabar. Os pontos dentro do games são 15; 30; 40 e GAME. Se empatar em 40 - 40 é utilizado o famoso “vai à dois” até alguém fechar ganhar o game. Se o X ganhar, ele tem 1-0 no jogo.

Troca-se de lado (sempre os atletas trocam de lado da quadra quando a soma dos games é ímpar).

O jogador Y vai sacar em 0-1 para tentar empatar a partida, e assim por diante. Suponhamos que os dois jogadores confirmam todos seus games de serviço (games em que sacam) até o 5-5. Neste momento o set vai até 7 games, mas o jogo segue equilibrado e eles empatam em 6-6. Inicia-se o tiebrake.

O tiebrake não tem segredo, os pontos são contados da forma padrão, isto é, cada ponto vale 1. O tiebrake vai até 7 pontos, e empatando-se em 6-6 vai à 8 e assim por diante até alguém abrir 2 pontos de vantagem. A diferença é que no tiebrake o jogador X saca o primeiro ponto e a partir disto cada um saca 2 pontos alternadamente (Y saca duas vezes, X saca duas vezes...) até acabar.

O jogador X vence o tibrake, consequentemente o primeiro set! 7x6 para o X.
Inicia-se o segundo set.
Cada jogador saca um game novamente até alguém chegar em 6.
X joga bem e vence por 6 games a 2. Fim de jogo! 2 sets a 0 com parciais de 7x6 6x2, isto é, o placar do primeiro set foi 7x6 e o do segundo set foi 6x2.
O sistema de pontuação é assim, parece um pouco complicado no início mas praticando uma ou duas vezes vocês já irão se familiarizar.

Dúvidas frequentes

Bola dentro ou fora?

No tênis, quando a bola acerta a linha é sempre considerada dentro, por mais que seja 99% fora. Se tocou na linha então está 100% dentro. Mas como é definido isso?
Na quadra de saibro as batidas deixam marcas da quadra e quando há alguma dúvida o árbitro de cadeira vai até a marca olhar de perto, e julga se foi dentro ou fora de acordo com o que está vendo. No tênis amador, como não há árbitro de cadeira, após alguma chamada de bola duvidosa, o adversário pode pedir para se chamar um árbitro externo para entrar na quadra e verificar se a marca realmente está de acordo com a chamada do jogador.
Na quadra rápida e na quadra de grama, como o quique da bola não deixa marca, o único jeito é confiar na chamada dos juízes e no desafio eletrônico, que pode ser requerido por cada jogador 3x durante o set.

Let ou Net

Apesar de não ser nenhum erro usar qualquer uma das opções, basicamente let é quando por algum motivo o ponto é jogado novamente, e “net” é quando o saque encosta na rede e cai dentro da área de saque, então é concedido o direito de sacar novamente. Caso ainda não esteja familiarizado com alguns termos do tênis leia nosso post sobre termos técnicos

Quantas vezes pode se repetir o net?

Infinitas vezes, não tem limite para a repetição do saque se o mesmo tiver sido net.

Quanto tempo tenho para sacar?

Entre um ponto e outro o jogador que está sacando tem 25 segundos para colocar a bola em jogo novamente, geralmente o sacador que dita o ritmo, e o devolvedor deve estar sempre pronto antes do sacador. Vale lembrar que essa regra é flexível e se o atleta precisar trocar de raquete, amarrar o tênis ou ajustar algo que está lhe incomodando é permitido sempre usando o bom senso. Caso o árbitro perceba que um jogador esteja passando dos 25 pontos constantemente, é aplicado uma advertência verbal, a segunda advertência o jogador perde um ponto, na terceira um game e na quarta é eliminado da partida.

Posso conversar com o treinador durante a partida?

Falar em si não é proibido, o que não pode é repassar instruções. Apesar disto, é comum atleta e treinadores trocarem sinais e informações rápidas durante a partida, tudo “escondido” do árbitro.

Se a bola cai do meu bolso durante o jogo, volta o ponto?

Na primeira vez que isso acontece o árbitro aconselha a ajustar melhor a bolinha no bolso e permite que o ponto seja jogado novamente, caso isso volte a acontecer o jogador que derrubou a bolinha perde o ponto.

Posso pisar na linha para sacar?

Não! Caso o jogador encoste o pé na linha antes do momento em que a raquete entra em contato com a bola é considerado foot fault e é como se tivesse errado o saque. Se cometer um foot fault no 1o saque, vai pro 2o. Caso o foot fault seja no 2o serviço então o jogador perde o ponto. Vale lembrar que após o contato com a bola o jogador pode encostar dentro da quadra, até porque com a inércia natural do corpo, após o jogador saltar para sacar ele acaba caindo dentro da quadra, e isso é permitido.

Posso rebater a bola sem “pingar”?

Sim! É o que chamamos de voleio. Não só pode como muitas vezes os jogadores buscam isso durante o ponto, pois mais próximo da rede e pegando a bola sem quicar permite atacar o adversário com maior facilidade.

Mas e se a bola vai fora?

Se a trajetória da bola resultará numa batida pra fora e você rebateu antes de quicar na quadra, continua o ponto, pois só é considerada fora a partir do momento em que a bolinha atinge a superfície fora da área de jogo.

Bater por fora da rede pode?

Sim, é uma situação muito difícil de acontecer muito porque a maioria das vezes as quadras nem possuem um recuo lateral grande o suficiente para fazer esta jogada, mas caso aconteça você pode sim bater por fora da rede em qualquer altura (mesmo que passe abaixo do nível da rede).

Se eu encostar na rede durante o ponto o que acontece?

Perde o ponto. Caso o jogador encoste qualquer parte do corpo na rede ele perde o ponto, isso também serve para a raquete. Só pode encostar na rede após ter acabado o ponto. É muito comum a situação em que o jogador ao realizar um smash (leia o post sobre nomenclaturas no tênis caso não saiba o que é um smash) encosta a raquete na rede ao final do movimento. Se a bola que ele smashou ja tiver dado o 2o quique na quadra não tem problema, mas se ela tiver quicado apenas uma vez (mesmo que esteja fora de alcance do adversário) e ainda estiver no trajeto para quicar a 2a, ainda é como se o ponto estivesse sendo jogado, então se encostar na rede perde imediatamente o ponto.

Se a bola toca no teto de uma quadra coberta, o que acontece?

Caso a bola encoste no teto da quadra, o jogador que rebateu perde o ponto, pois é um obstáculo que está estático e existe para os dois jogadores, portanto quem acertar lá perde o ponto.

Posso rebater a bola com a mão ou com alguma parte do corpo?

Não! Só é permitido rebater com a raquete, não necessariamente com as cordas da raquete (se for rebatida com o aro da raquete, muitas vezes sem querer, também vale!) mas se a bola encostar em qualquer parte do corpo do jogador, propositadamente ou não, o jogador perde o ponto.

Em caso de muito vento pode ser cancelado o jogo?

Sim, porém sempre dependerá da interpretação do árbitro. Normalmente nesses casos se conversa com os dois jogadores até se chegar num senso comum entre eles, continuar jogando ou não. Caso não haja concordância entre os jogadores, o árbitro tem a palavra final entre continuar jogando ou suspender a partida.

Isso vale para qualquer condição que não esteja favorável ao bom andamento da partida, como relâmpagos, chuvas ou outra intempérie que não permita se jogar em boas condições.

-Se a bola fura durante o ponto?
Se a bolinha furar durante o ponto o jogador ao perceber o ocorrido pode parar imediatamente e alegar que a bola furou. O ponto será jogado novamente. Mesmo que algum jogador já tenha errado, ou jogado para fora, se a bolinha ao começar o ponto estava cheia e ao terminar estava furada, independente da situação será repetido o ponto.

Ranking

O ranking funciona da seguinte forma: Suponhamos que Roger Federer venceu hoje um Grand Slam, ele fez 2000 pontos. Esses 2000 pontos possuem validade de 52 semanas (1 ano), ou seja, na mesma semana do ano seguinte ele perderá esses 2000 pontos e jogará o torneio de novo, se for novamente campeão ele reconquista os 2000 pontos, se ele chegar na final e fizer por exemplo 1200 pontos, é como se ele tivesse “perdido” 800 pontos, pois precisava reconquistar 2000 e conseguiu apenas 1200. Quem possuir mais pontos é o líder do ranking e assim por diante.