Como melhorar meu voleio

Como melhorar meu voleio

Apesar de cada vez mais escasso, o jogo de rede é muito importante e crucial para finalização dos pontos, pressionar seu adversário e como variação de jogadas.

No entanto, hoje não iremos falar sobre a técnica do voleio em si, mas sim do posicionamento e da escolha das jogadas na hora de subir a rede.

A maioria dos erros que acontecem na rede, não ocorre por falta de técnica dos jogadores, e sim porque estão mal posicionados ou porque não fizeram um bom approach. Vejo muitos tenistas reclamando “não tenho muita confiança no meu voleio”, porém quando se coloca num treino de voleio parado ele praticamente não erra uma bola. Ou seja, sua técnica está apurada, o problema é quando ele não está posicionado corretamente, ou faz más escolhas.

Um dos exemplos que mais gosto de utilizar é o caso do Nadal. Mesmo sendo extremamente eficiente na rede (às vezes mais que Federer de acordo com estatísticas) ninguém pensa no Nadal como um grande voleador. Sabem por quê? Pois ele só sobe a rede quando está com o ponto dominado, e sempre sobram bolas extremamente fáceis para ele apenas “finalizar o ponto” junto à rede. Dificilmente ele faz voleios difíceis. Ele não se coloca em situação de risco
para subir a rede. Resumindo, quando o Nadal chega lá na frente, ele não precisa fazer nenhum milagre, ele sobe na hora certa!

Quando se está lá na frente, a bola chega até você muito rápida, portanto se não tiver feito um bom approach ou um bom primeiro voleio, certamente seu oponente conseguirá neutraliza-lo pois qualquer golpe dele vai chegar até você em centésimos de segundos. E isso não será culpa da sua técnica do voleio.
Portanto, a não ser que você seja um voleador nato, extremamente habilidoso e ágil, estas dicas ajudarão muito a melhorar seu jogo e a enxergar que na maioria das vezes a culpa não é da técnica:

  • Procure trabalhar extremamente bem o ponto antes de subir em direção a rede. Suba a rede quando ele estiver desequilibrado e desconfortável durante o ponto
  • Suba com bolas fundas para evitar que seu adversário rebata seu approach entrando na quadra.
  • Procure subir com bolas nas paralelas, pois assim você não abre ângulo para o adversário te passar na cruzada ou por fora.
  • Ao chegar na rede busque sempre proteger a paralela um pouco mais que a cruzada, pois a bola do seu adversário chega mais rápido na paralela, então você tem menos tempo.
  • Faça o simples na rede. Você já está dentro da quadra, então não precisa querer volear forte ou perto das linhas. Um voleio simples e cruzado certamente já irá matar o ponto. Evite também “inventar” jogadas milagrosas, voleios muito angulados ou com muito efeito. Tenha em mente que apenas bloquear a bola numa região que seu adversário não está será quase sempre o suficiente. Isso diminuirá muito seus erros.

Claro que a técnica também é muito importante, porém estas dicas já ajudarão e muito a você melhorar seu jogo na rede e parar de colocar a culpa no voleio. Se você subir e não fizer qualquer um daqueles itens citados acima, certamente estará em uma situação de risco na rede, e aí não há técnica que salve.

Bons treinos e bons jogos!