Termos técnicos usados no tênis

Termos técnicos usados no tênis

No tênis, constantemente usamos nomenclaturas que podem soar estranho para pessoas que não estão familiarizadas com o esporte. Por isso listarei algumas delas:

Brake Point:

Quando o jogador tem a oportunidade de quebrar o saque do adversário nesse ponto.

Backhand:

O movimento para rebater bolas no lado oposto à mão que segura a raquete. Confira nosso post com 3 grandes dicas para melhorar o backhand.

Drop Shot:

E a famosa deixadinha, aquela bola curta que traz seu adversário para frente.

Desafio eletrônico:

Em torneios profissionais os jogadores podem pedir auxílio eletrônico para chacar desafiar a decisão do árbitro. Clique aqui para ver como funciona o desafio eletrônico.

Erro não-forçado:

são erros em que o tenista falha, sem ter sido forçado a errar, isto é, era uma bola "fácil" que não exigiu muito do tenista e mesmo assim ele errou. Erros forçados são quando o oponente te força a errar, ou seja, ele te ataca e força seu erro, você fez o que pôde, mas foi mérito do oponente.

Grandwilly:

quando o jogador toma um lob, e rebate por baixo das pernas e de costas para a quadra.

Grans Slam:

é o nome da série dos 4 torneios principais do circuito profissional. Australian Open, Roland Garros, Wimblendon e Us Open são os 4 Grans Slams que ocorrem todo ano.

Inside in ou inside out:

traduzindo esses termos, temos “ de dentro pra dentro” e “de dentro para fora”. Esse termo é usado quando o atleta “foge” do seu backhand para bater de forehand, isto é, quando a bola está vindo em seu backhand, o jogador corre lateralmente afim de chegar a tempo de rebater a bola com o seu forehand. Quando essa bola é rebatida na paralela, chamamos de Inside In, quando rebatida na cruzada, Inside Out.

Lob:

é quando o tenista sobe a rede e seu oponente rebate a bola por cima dele.

Let:

Quando o ponto precisa ser repetido devido a algum ocorrido que atrapalhou os jogadores. Ex: Alguma coisa cai na quadra no meio do ponto e atrapalha os jogadores.

Net:

Quando o saque acerta a rede e ainda sim cai na área delimitada. O jogador tem então o direito de sacar novamente.

Overgrip:

É uma espécie de fita que os jogadores colocam na raquete para melhorar a empunhadura. E sempra aconselhavel colocar um novo após compra uma raquete usada

“Passing shot” ou “passada”:

quando seu oponente sobe a rede e você rebate uma winner. A bola “passa” por ele e por isso é conhecida como passada.

Swing-volley:

Quando o tenista faz o movimento de uma batida de fundo normal (Forehand ou backhand) porém sem deixar a bola pingar em sua quadra (basicamente um voleio com movimento diferente).

Toss:

é o nome do movimento em que lançamos a bola com a mão para sacar