Entenda a polêmica que resultou em multa gigante ao australiano Nick Kyrgios

Entenda a polêmica que resultou em multa gigante ao australiano Nick Kyrgios

Jogador australiano é multado em quase meio milhão de reais por comportamento inadequado durante partida no Masters 1000 de Cincinnati.

Quem acompanha o mundo do tênis provavelmente ouviu falar sobre o comportamento apresentado por Nick Kyrgios na ultima quarta-feira (14/08). O 27º do ranking mundial estava com uma vantagem de 1 set a 0 quando foi penalizado pelo árbitro de cadeira por ter ultrapassado o limite de tempo entre saques, sua reação negativa causou alarde.

Kyrgios discutiu com o árbitro reclamando da punição. Entre suas reclamações chegou a dizer "Isso é hilário, se o Rafa joga mais rápido do que isso, eu me aposento do esporte", em referência ao espanhol Rafael Nadal. A partir daí passou a levar o jogo de maneira agressiva e impaciente, tendo ainda ofendido abertamente Fergus Murphy ao afirmar "a pior m**** de árbitro do tênis!". E mais algumas ofensas em sequência.

Cometeu mais uma infração quando se retirou da quadra sem autorização, em direção ao vestiário, onde quebrou duas de suas raquetes. Entre tantos ocorridos, seu oponente, o russo Karen Khachanov, manteve-se firme e acabou vencendo a partida, qualificando-se assim para próxima rodada.

Após a derrota Kyrgios se recusou a cumprimentar o árbitro, como é tradicional no esporte, e cuspiu na direção da cadeira. "Toda vez que eu jogo ele tá fazendo alguma m**** estúpida".

A ATP se pronunciou sobre o caso, afirmando que Kyrgios recebeu um total de 9 penalidades, divididas entre condutas antidesportivas, abandono de quadra, obscenidade audível e abuso verbal. Totalizando 113 mil dólares em multas, equivalente a, aproximadamente, 440 mil reais. A associação afirmou também que o caso ainda será investigado mais a fundo para concluir se serão tomadas mais providências, podendo resultar em uma suspensão ou multa adicional.

Não é a primeira vez que o australiano é multado por não cumprir com as normas do Código de Ética, só esse ano ele já havia recebido penalidades em junho, no torneio de Queens, e em maio, no Master 1000 de Roma. Ele não é o único, diversos atletas já foram multados ou penalizados por comportamentos semelhantes, no entanto, a multa recebida por Kyrgios nessa quarta-feira foi a maior dos últimos anos.

No Código de Ética do tênis mundial estão descritas todas as normas extra regras do jogo, baseadas em valores como honestidade, integridade, imparcialidade, fair-play e, é claro, nos direitos humanos. Segue a tradução do primeiro parágrafo:

"O Conselho de Diretores da Federação Internacional de Tênis (ITF) adotou este Código de Ética, que entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2019 (o Código), para ajudar a garantir que o esporte seja governado eticamente e de acordo com os mais altos padrões de honestidade e integridade. O Código é baseado nos princípios do Código de Ética do COI e nas melhores práticas de governança esportiva."

O Código determina que qualquer violação será revisada pelo Comitê de Ética, e que as punições não devem ultrapassar um aviso, repreensão, multa de US$20 mil ou menos (por violação) e/ou um período de suspensão. O penalizado tem 21 dias para contestar a decisão do comitê, levando o caso para o Comitê Independente. Se não o fizer, a decisão será definitiva.

O Código de Ética pode ser encontrado no site oficial da Internacional Tennis Federation (ITF).