A História do Tênis

Entenda as principais características do surgimento e crescimento do tênis de quadra no mundo. E conheça alguns feitos históricos dentro do esporte!


O Processo de Criação

O tênis, bem como diversos esportes da atualidade, iniciou-se por meio da evolução de um jogo já existente. Por volta de 1870, praticava-se não só na Europa uma atividade francesa chamada Jeu de Paume (Jogo da Palma). O jogo era praticado rebatendo uma bola de tecido contra a parede, usando as mãos.

Foi na Inglaterra que iniciou-se a evolução para o esporte que amamos. Passaram a utilizar raquetes, delimitar campos, melhorar os materiais e criar regras.

Conquistando Espaço no Cenário Mundial

O esporte começou a fazer grande sucesso na Inglaterra, se espalhou pelos clubes, era praticado por nobres e pessoas de alta classe.

A adesão foi tamanha que o All England Croquet, um clube inglês muito tradicional, alterou seu nome para All England Lawn Tennis and Croquet Club, o nome soa familiar? É neste mesmo lugar, até hoje, que acontece o Torneio Wimbledon.

O esporte deslanchou a partir desse ponto. Foram criadas entidades nacionais, a federação internacional e as primeiras regras oficiais. O que possibilitou que em 1877 acontecesse a primeira competição de tênis.

O All England sediou o torneio para 22 atletas, todos homens, que teve como grande vencedor Spencer Gore. Esse é considerado o primeiro torneio de Wimbledon da história. Os outros do Grand Slam foram criados alguns anos depois:

. US OPEN - 1881
. ROLAND GARROS - 1891
. AUSTRALIAN OPEN - 1905

A Copa Davis estreou em 1900, e, em meio a tudo isso, várias outras competições foram surgindo, tomando forma e ganhando público. O tênis conquistou o mundo!

O Tênis nos Jogos Olímpicos da Era Moderna

O esporte oficializado já estava presente na primeira edição dos jogos em Atenas, no ano de 1896. Os britânicos, norte-americanos e franceses foram os grandes destaques. Porém em 1928 o tênis deixou de ser esporte integrante e assim permaneceu por 60 anos, até retornar em 1988.

O motivo dessa ausência é difícil de ser encontrado, mas as datas coincidem com grandes episódios históricos que podem ou não ter tido alguma influência, como: Período pós-guerra, Crise de 1929, Segunda Guerra e muitos outros.

As mulheres só começaram a participar das Olimpíadas em 1900, nos jogos de Paris, apenas 22 atletas no total de todas as categorias, praticamente todas francesas. A primeira mulher da história a conquistar uma medalha nos Jogos foi Charlotte Cooper, uma tenista inglesa que já havia vencido o torneio de Wimbledon três vezes. Charlotte também bateu alguns outros recordes do tênis feminino, mas deixaremos esse assunto para uma futura matéria sobre a conquista do esporte por mulheres.

No Brasil

O tênis chegou no Brasil no século XIX, através de imigrantes ingleses e franceses, espalhou-se primeiramente por clubes de alta classe de São Paulo e do Rio de Janeiro, e foi se espalhando pelo resto do país.

As primeiras quadras foram construídas em 1892 no São Paulo Athletic Club, a partir daí outros clubes do estado seguiram o exemplo, bem como o Fluminense no Rio, e mais tarde o Country Club, esses dois últimos em 1916.

Em 1924 o São Paulo Tennis Club, acompanhado de outros 9 clubes, fundaram a Federação Paulista de Tênis, que 6 anos depois já contava com mais 26 clubes filiados.

O país estreou na Copa Davis em 1932, com os atletas Nelson Cruz, o melhor tenista brasileiro da época, e Ricardo Pernambucano.

Foi em 1938 que o Brasil estreou em Wimbledon, com a participação do atletas Alcides Procópio.

A Confederação Brasileira de Tênis foi criada em 1955. Com isso, o Brasil passou a acompanhar o tênis muito mais de perto no cenário internacional. O esporte cresceu e começaram a surgir grandes nomes, destaque aqui para Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos, que conquistou o posto de primeira do mundo em 1959 e em outros três anos além desse. Foram 8 campeonatos vencidos em Wimbledon e 5 no aberto dos Estados Unidos.

Curiosidades Extras

  1. A primeira raquete da história foi inventada em 1583, na Itália. Ou seja, o tênis só veio quase 300 anos depois.
  2. O tênis em cadeira de rodas surgiu nos Estados Unidos. As primeiras cadeiras adaptadas para o esporte surgiram em 1976. Em menos de um ano era realizado o primeiro torneio da modalidade e em 1980 já acontecia o primeiro campeonato nacional. Alcançou os Jogos Paraolímpicos em 1992. Discutiremos mais sobre a modalidade em uma próxima matéria.
  3. O Golden Grand Slam é o feito mais raro do tênis, consiste em vencer não só os quatro grandes torneios como, também, conquistar a medalha de Ouro em tênis nos Jogos Olímpicos, no mesmo ano! Como os Jogos ocorrem de 4 em 4 anos, a dificuldade de alcançar a meta aumenta. A única jogadora, até hoje, a atingir o Golden Slam foi Steffi Graf em 1988.
  4. O primeiro atleta a conquistar o verdadeiro Grand Slam, que consiste em vencer todos os quatro torneios na mesma temporada, foi Donald Budge em 1938.
    Depois dele, apenas mais 4 atletas conseguiram fazer o mesmo:

    . Maureen Connolly (1953)
    . Rod Laver (1962 e 1969)
    . Margaret Court (1970)
    . Steffi Graf (1988)

    Nas duplas,  apenas 3 equipes atingiram a meta.

    . Frank Sedgman e Ken McGregor (1951)
    . Margaret Smith e Ken Fletcher (1963)
    . Martina Navratilova e Pam Shriver (1984)